O Que Há De Comum Na Gestão De Pessoas Em Grandes Empresas
Como manter uma equipe comprometida e focada nos objetivos da empresa?
Randon, Gerdau, Votorantim Celulose, Wal-Mart Brasil e John Deere são exemplos de grandes empresas que seguem diretrizes parecidas quando o assunto é capital humano. Apesar de atuarem em áreas completamente distintas entre si, concordam que a valorização dos colaboradores leva a um mesmo caminho: o maior ganho de produtividade. "Pessoas realizadas têm desempenhos superiores", explica Francisco Deppermann Fortes, diretor de Recursos Humanos da Gerdau. Ele diz que a maior siderúrgica das Américas mantém a busca constante pela capacitação de lideranças, disseminando os valores da companhia e potencializando as capacidades individuais nos trabalhos feitos em equipe.
Manter o princípio de valorização das pessoas no ambiente de trabalho, mesmo com trocas de conselheiros e diretores, por exemplo, é uma das principais preocupações da Randon. Segundo Alexandre Randon, vice-presidente do grupo, não existe crescimento sustentável sem que as pessoas sejam reconhecidas e estejam motivadas. Adotando a mesma linha de raciocínio, José Luciano Penido, presidente da Votorantim Celulose, acredita que a força do talento humano é o maior diferencial no mundo dos negócios. Ele conta que a Votorantim proporciona oportunidades de aprendizado através de programas voltados para a capacitação de líderes e técnicos, além de incentivar cursos de graduação e pós-graduação. Na Votorantim, na buscar maior engajamento e produtividade, se trabalha o bem-estar dos funcionários - com assistência em saúde, segurança e família.
No Brasil, a gigante mundial do varejo Walt-Mart realiza eventos corporativos para alinhar seu quadro de colaboradores com a cultura da empresa. "Buscamos a excelência, o respeito ao indivíduo, além, é claro, de um bom atendimento ao cliente", afirma José Osvaldo Leivas, vice-presidente do Wal-Mart Brasil para a Região Sul. Ele conta que, durante a aquisição da operação brasileira do Grupo Sonae pela Wal-Mart houve uma preocupação em manter as pessoas seguras. Afinal, durante um processo de aquisição, o medo de demissão tende a se alastrar na empresa. "A confiança na direção foi o fator de sucesso da fusão", revela Leivas. Já na John Deere, encorajar os funcionários a enfrentar novos desafios é uma das estratégias para manter um time fortalecido. "Esta é a melhor forma de motivar as pessoas e alcançar melhorias contínuas", diz Werner Santos, diretor de Vendas da fabricante de implementos agrícolas.
As boas práticas de gestão de recursos humanos destas empresas foram debatidas na noite da quarta-feira (09) durante o 9° Fórum de Gestão de Pessoas, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos/RS (ABRH), na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul.
Autor:Débora Pisigodinski
http://goo.gl/cOQ4rz
Nenhum comentário:
Postar um comentário